Sociedade Brasileira de Radiocirurgia

História - Timeline da SBRC

Gestão 2021 - 2022

“Prezados colegas, Venha na condição de Presidente da SBRC esclarecer os principais pontos a cerca da entidade no Biênio 2021/2022 O principal papel da nossa sociedade é a educação continuada e aprimoramento dos profissionais com interesse no tratamento Radiocirúrgico.

Assumimos nossa gestão em plena pandemia do COVID-19, com a limitação de eventos científicos presenciais, e enfrentamos inúmeros desafios jamais vistos anteriormente pela humanidade. Porém, graças a tecnologia, conseguimos nos aproximar cada vez mais, com uso de webinares. Em algumas ocasiões, chegamos a realizar webinares semanais, com vários palestrantes internacionais.

Ressaltamos o caráter multidisciplinar da radiocirurgia neurológica. O radioterapeuta, o físico médico e o neurocirurgião apresentam conhecimentos distintos e muito podem acrescentar um ao outro na Radiocirurgia. Segundo Napoleon Hill, escritor mundialmente conhecido, a associação de várias mentes em sintonia com um objetivo sincero em comum, tem o poder muito maior do que a soma individual de suas mentes (conceito de “mastermind” ou mente mestra). Apenas com ajuda mútua e trabalho em equipe conseguiremos entregar o estado da arte em Radiocirurgia.

Com a ampla vacinação e o controle dos casos cada vez maior da COVID 19, a Sociedade Brasileira de Radiocirurgia conseguiu realizar no final de sua gestão 2021/2022 o congresso presencial em Recife-PE em 19 e 20 de novembro de 2022. Um congresso que foi extremamente importante para socializarmos, rever amigos e com certeza aprender bastante sobre Radiocirurgia!”

Dr. João Gabriel Ribeiro Gomes

Ex-Presidente da SBRC 2021-2022

Gestão 2019 - 2020

Essa gestão foi envolvida em dois eventos muito importantes. Primeiro, foi o apoio incondicional da SBRC ao Congresso Internacional da ISRS, ocorrida no Estado do Rio de Janeiro em junho de 2020. Importante porque, apesar do Congresso constar com inúmeros participantes de peso internacional, houve um boicote severo ao evento dos Rádio oncologistas.

Como presidente em exercício tive de participar de inúmeras mesas de decisões de estratégias e inovações tecnológicas, cobrindo à falta de colegas radioterapeutas. Segundo ponto importante, foi dirimir escaramuçaras e apaziguar Neurocirurgiões x Radioterapeutas, tentando demonstrar o quanto é salutar para o paciente, a tomada de decisões em conjunto. Tentei salientar o quanto é indispensável para ambas as Sociedades, o sucesso e conceito de decisões médicas multidisciplinares.

Sebastião Corrêa

Ex-Presidente da SBRC 2019-2020

Gestão 2016 - 2018

“Nesse biênio conseguimos alçar a Sociedade Brasileira de Radiocirurgia a um patamar científico de prestígio tanto no cenário brasileiro como no internacional. Para tal, o primeiro passo foi organizar a Sociedade por meio da formação do quadro de Associados, de maneira oficial, a qual passou a gerar renda para que a Sociedade possa desenvolver-se e estar presente adicionando conhecimento no dia- a-dia do associado e aos interessados na técnica.

Criamos e organizamos nossa base de dados de associados formais bem como o pagamento automático pelo sistema online, viabilizando a expansão da Sociedade com fluidez.

Conseguimos o Membership Combinado com a International Stereotactic Radiosurgery Society (ISRS). Os brasileiros associados da SBRC passaram a ser sócios do ISRS, com acesso a todos os benefícios internacionais, com uma redução expressiva do custo. A Sociedade Brasileira de Radiocirurgia foi afiliada à Sociedade Internacional de Radiocirurgia, colocando-nos na vanguarda da integração científica internacional, reconhecida pela organização e expressão dessa Sociedade no nosso meio.

Criamos os Webinares com a participação multidisciplinar de neurocirurgiões, radio-oncologistas, físicos médicos, oncologistas, neurologistas, endocrinologistas, psiquiatras nacionais e latinos. Nossos webinares tiveram um alcance estrondoso em termos de atendentes ao vivo, demonstrando a “sede” de conhecimento, educação e interação que existe em nosso meio e em todo o continente Latino-Americano. A procedência de nossos participantes representou 88% de cobertura do nosso território nacional e 75% da América Latina. Esses índices são surpreendentes, considerando a escassez de serviços de Radiocirurgia no continente Latino-Americano.

Repaginamos nosso website, criamos a biblioteca de casos científicos para discussão, organizamos a agenda dos principais eventos científicos nacionais e internacionais relacionados à Radiocirurgia.

Na questão da formalização da integração multidisciplinar no tratamento radiocirúrgico, trabalhamos arduamente na elaboração e redação da Codificação da

participação do Neurocirurgião na Radiocirurgia com o Departamento de Radiocirurgia da SBN (Prof. Dr. Antonio De Salles). A codificação foi amplamente discutida e concluída juntamente com as Sociedade de Especialidades (SBN e SBRT)

e a Associação Médica Brasileira (AMB). O código 3.14.01.42-2 foi publicado na CBHPM em 24 de setembro de 2018.

O congresso da SBRC, juntamente com o Congresso da Sociedade Íbero Latino- Americana de Radiocirurgia (SILARC) foi realizado em Goiânia/GO em novembro de 2018. O evento foi um sucesso, contando com a participação multidisciplinar dos

profissionais do Brasil e de toda a América Latina e palestrantes internacionais da Europa e Estados Unidos.

Seria impossível realizar tantas tarefas sem o apoio das empresas de excelência nessa área. Não foi tarefa fácil conseguir o apoio financeiro dos patrocinadores, em

meio ao cenário político-econômico que enfrentamos nesse período. Por isso gostaria de agradecer aos patrocinadores, por ordem alfabética: Brainlab, Elekta, Strattner-Accuray e Varian.

Indubitavelmente, a SBRC, em 2018, tornou-se uma Sociedade de destaque com potencial incrível de crescimento nos anos subsequentes!”.

Dra. Alessandra Gorgulho

Ex-Presidente da SBRC 2016-2018

Gestão 2012 - 2014

“Neste período, focamos na necessidade de reforçarmos os vínculos entre neurocirurgiões, radioterapeutas e físicos em manter a sociedade atuante. Assim sendo, buscamos contactar todos os serviços de radiocirurgia do país, não somente para aumentar o número de associados, mas também para levar ao conhecimento de todos de que a sociedade deseja ser aberta e inclusiva aos que dedicam-se à radiocirurgia.

Em reunião com o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), iniciamos o contato para que a radiocirurgia seja considerada, perante a AMB, “Área de Atuação”, tanto para neurocirurgiões como para radioterapeutas. Finalizamos nossa gestão com a organização e o apoio ao Congresso Brasileiro de Radiocirurgia, realizado em Salvador/BA, em 2014”.

Leonardo Frighetto

Ex-Presidente da SBRC 2012-2014

Gestão 2010 - 2012

“Durante nossa gestão, a parte organizacional da SBRC foi trazida para a sede da SBRT, onde há ambiente físico e pessoal adequados para dar sustentabilidade à mesma.

Foram feitos contatos para integrar os centros que praticam a radiocirurgia em nosso país e realizado entre 18 e 19/10/2012, o III Congresso da ABRC, em Florianópolis/SC”.

Eduardo Weltman

Ex-Presidente da SBRC 2010-2012

Gestão 2007 - 2009

Na década passada, embora a Radiocirurgia fosse um procedimento que proporcionasse ganho na qualidade de vida do paciente pós tratamento, era ainda pouco divulgada e, por isso, pouco conhecida. No país, existiam apenas cerca de 12 serviços que realizavam a técnica.

Por esse motivo, em meados de 2006, na cidade de São Paulo, foi realizada uma reunião com alguns colegas que faziam radiocirurgia. Dentre os presentes, estávamos eu, o Dr. Carlos Roberto Monti, Dr. Carlos Manoel Mendonça de Araújo, Dr. Eduardo Weltman, Dr. João Vitor Salvajoli, Dr. Leonardo Frighetto e Dr. Robson Ferrigno. Após longa conversa, concluímos que, diante do cenário atual de desconhecimento da importância da Radiocirurgia no tratamento de metástases cerebrais, malformações arteriovenosas e tumores benignos, tornava-se necessária a criação de uma sociedade que representasse, não só os interesses dos especialistas envolvidos com o procedimento, mas também que tentasse divulgar e tornar possível o acesso da população ao tratamento com radiocirurgia.

Nesse propósito, sob a organização do Dr. Carlos Manoel Mendonça de Araújo, marcou-se para dali alguns meses, no Rio de Janeiro, uma nova reunião para amadurecermos a ideia. Como já estávamos todos em acordo para a criação da entidade, dedicamo-nos à confecção de um ESTATUTO SOCIAL que regesse a associação.

Foi então que, em 15 de junho de 2007, num evento realizado no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, já com um estatuto elaborado, foi criada oficialmente, a ABRC – Associação Brasileira de Radiocirurgia.

Os três principais objetivos eram:

1 – integrar a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN e a Sociedade Brasileira de Radioterapia – SBRT, uma vez que a Radiocirurgia é um procedimento multidisciplinar, que envolve neurocirurgiões, radio-oncologistas e físicos-médicos;

2 – padronizar o procedimento de Radiocirurgia junto ao Ministério da Saúde – MS, incorporando a técnica à tabela de procedimentos, uma vez que a radiocirurgia era realizada em pequena escala no território nacional;

3 – apresentar e difundir a importância do procedimento para medicina, junto às operadoras de planos de saúde

Na data de sua criação, foi instituída também a primeira diretoria da entidade, da qual me orgulho de ter feito parte, como Primeiro Presidente, e à frente da qual estive por dois anos.

Dentre nossas ações na gestão, realizamos de 28 a 30 de Novembro de 2008, no Hotel Maksoud Plaza, o I Congresso Brasileiro de Radiocirurgia. Nesse primeiro importante evento da associação, contamos com a presença, numa mesa de discussão, da Sra. Maria Auxiliadora da Silva Benevides, da Secretaria de Assistência a Saúde – Ministério da Saúde – SAS MS. O objetivo da conversa era apresentar a Radiocirurgia ao MS, no sentido de formalizar a sua inclusão na Tabela de Procedimentos do Sistema Único de Saúde – SUS.

Finalizamos a nossa gestão em 2009, satisfeitos pela criação de nossa Sociedade e confiantes da consolidação e reconhecimento do procedimento como importante forma de tratamento dos nossos pacientes, luta que travamos até hoje.

Salomon Benabou

Ex-Presidente da SBRC 2007-2009

SOCIEDADES PARCEIRAS